terça-feira, 5 de maio de 2009

II Conferência Municipal da Igualdade Racial aconteceu segunda-feira (04) em Itaberaba/BA

Desafios e perspectivas para a implementação de uma política
de igualdade racial em Itaberaba

A discussão acerca das questões étnico-raciais se faz urgente em todos os seguimentos da sociedade. Implementação de políticas públicas que fortaleça os segmentos sociais menos favorecidos e permita o desenvolvimento em prol da população marginalizada e que vive a margem da sociedade deve ser pauta cotidiana dos governos federal, estaduais e municipais, assim como, todas as esferas da sociedade. Não cabe mais, num país multicultural e pluriético que é o Brasil, continuar acreditando no mito da democracia racial, chegou à hora de dizer basta e encarar a verdade cruel que nos assola – a desigualdade étinico-sócio-cultural. Juntos podemos fazer um Brasil mais humano.

A II Conferência Municipal da Igualdade Racial foi realizada segunda-feira (04) no Auditório do Colégio Modelo de Itaberaba, com início as 07h30min, com o objetivo de promover diálogos entre a sociedade civil e governo municipal sobre os avanços e desafios das políticas públicas da igualdade racial.

O evento é voltado ao público afro descendente, praticantes de religiões de matriz africana, indígenas, quilombolas, ciganos, judeus, palestinos, juventude negra, gestores públicos, parlamentares, além de outros agentes de organizações da sociedade civil vinculadas ao tema. A finalidade do encontro foi reunir o poder público, sociedade civil, organizações não-governamentais e segmentos mais vulneráveis que definirem propostas e idéias que servirão como base de discussão para a II CONEPIR - Conferência Estadual de Promoção da Igualdade Racial, a ser realizada em Salvador nos dias 24 a 26 de maio de 2009, no Centro de Convenções da Bahia, de onde serão eleitos delegados e delegadas para a II Conferência Nacional, que ocorrerá no Centro de Convenções de Brasília nos dias 25 a 28 de junho deste ano.

Os participantes da Conferência Municipal debateram temas como gênero e raça, juventude negra e segurança pública, educação e saúde, trabalho emprego e renda, questões indígenas, ciganas e políticas quilombolas, e intolerância religiosa. O evento foi realizado pela Prefeitura Municipal de Itaberaba, com total apoio do Movimento Negro Quilombolas de Itaberaba. Ao final foram eleitos os delegados que irão representar o município no encontro estadual. Houve ainda, na abertura, nos intervalos e no encerramento, momentos culturais com artistas da terra.

“Ninguém nasce odiando outra pessoa pela cor da sua pele, ou por sua origem, ou sua religião. Para odiar, as pessoas precisam aprender; e, se elas podem aprender a odiar, podem ser ensinadas a amar, pois o amor chega mais naturalmente ao coração humano do que o seu oposto." Nelson Mandela
.
Cédito da Imagem: http://www.cufa.org.br/in.php?id=2009/mat09-061

.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por estar interagindo neste trabalho.
Sua participação é muito importante.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...