quinta-feira, 1 de outubro de 2015

Explicações estúpidas e desnecessárias para gente estúpida e desnecessária



Foto: Anderson Fetter/Agencia RBS
 
Um grupo de funcionários contratados em determinada prefeitura do país foi convocado para uma reunião de dispensa do trabalho, a espera foi rotineira, como sempre deve ser em órgãos públicos todas as vezes em que uma autoridade convoca subalternos. Inicia-se a reunião:
Gente quando eu vi aquela lua vermelha da cor de sangue... sempre me disseram que as coisas iriam queimar... nossa depois disso, tudo tende a piorar... Minha avó sempre dizia que aquelas pessoas da bandeira vermelha eram — simulação de sussurro — comunistas, ela tinha muito medo das pessoas do governo, dos poderosos russos, da bandeira vermelha... Agora está lua...
Puta que me pariu e a ti também! Fala sério? Sei que há muita gente idiota e desinformada que cai nestas conversas, mas qualquer ser inteligente que entenda um pouquinho de matemática básica, uma merrequinha sobre fundamentos científicos, e tenha uma noção chula sobre administração pública e de coisas referentes as idiossincrasias do poder representativo, aceitar uma conversa destas não passa de uma ação deliberada para encurtar o papo e ir embora com cara de tudo bem. Sendo isso o que aconteceu.
Até hoje a tarde, eu entendia que a lua de sangue fosse facilmente explicada através da observação dos movimentos celestes e cálculos matemáticos. De nada adianta colocar bacia com água próxima as plantas, pois as mesmas não serão queimadas pelos raios "diabólicos da lua vermelha", um fenômeno óptico derivado de um eclipse noturno. Suas plantas certamente murcharão se você por desespero e pânico deixar de cuidar das mesmas.

A observação acompanhada de cálculos matemáticos é capaz de prever que outro fenômeno como o do dia 27 passado, ocorrerá em 2033. No entanto, jamais será capaz de prever, mesmo que utilizemos ferramentas supersticiosas e falácias nostradâmicas, as atitudes de políticos e gestores públicos. Nem mesmo em mil anos de estudos e pesquisas.
Existe uma crise sim, uma crise planetária que demonstra cada vez mais que a acumulação do capital e a ganância esta destruindo a humanidade. Mas, além disso, existe uma crise que envolve projetos de poder e perpetuação da dominação das massas pelo medo supersticioso em favor da ignorância, da servidão e da passividade que possa promover uma sub existência parca que beneficie diretamente a todos aqueles que concordem tácita e cegamente com a benevolência dos tiranos.
No campo das ideologias, o tom sempre será o da desconstrução, da acusação, da criminalização e da demonizarão da ideologia e do projeto do outro, lançam-se os holofotes em determinadas direções (lua vermelha, bandeira vermelha, estatuto da família, verborragias sobre esforços sobre-humanos), para justificar a própria falta de trato administrativo, as próprias incoerências matemáticas (que não existem em nossa gestão porque somos capazes e competentes, além de termos a certeza da sua eterna compreensão). 

Afinal, tudo o que está acontecendo é fruto de uma crise que será abrandada na próxima campanha eleitoral ou talvez, até a próxima lua sangrenta. Resenha da ópera, a culpa não é da incompetência, não é das estrelas, a culpa é da Lua e do Lula.
Duas horas de espera para receber um aviso que poderia ser feito até mesmo pelo whatsapp. Um grande circo sem esteios, com direito a cobertura fotográfica (esquisitice da porra) para informar que, a partir de agora estamos lhes retirando a lona e também, o pão.
 \º~º/
A título de provocação e esclarecimento selecionei um texto didático, de um site que não trata de astrofísica, somente para que fique perceptível que é permitido a qualquer pessoa promover a redução da amplitude do raio de ação entre a ignorância factual e/ou desonestidade intelectual — uma ou outra, talvez ambas — que se instalam entre o existir e o ser.
Eclipse Lunar   (Texto completo aqui)
 
Um eclipse lunar transforma esse fenômeno (Super Lua) num show ainda melhor. Por mais de uma hora, a sombra da Terra, vai “engolir a lua” conforme o planeta se coloca entre o Sol e a lua. Eclipses lunares ocorrem pelo menos duas vezes por ano, só no século 21 vão acontecer 228 eventos desse tipo. Civilizações como os Incas e os Mesopotâmicos historicamente viam o eclipse lunar como aleatórios e assustadores, quando, na realidade, são fenômenos previsíveis. No entanto, a combinação de uma Superlua com um eclipse é mais rara. O último evento desse tipo aconteceu em 1982 e o próximo vai ser somente em 2033. “É raro porque é algo que uma geração inteira pode não ter visto”, diz Petro. O eclipse total será visível nas Américas do Norte e Sul, Europa, África e partes da Ásia e Pacífico. O eclipse de uma Super Lua é muito raro e aconteceu apenas cinco vezes desde 1900, em 1910, 1928, 1946, 1964 e 1982. O próximo só vai acontecer em 2033.
__

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por estar interagindo neste trabalho.
Sua participação é muito importante.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...