quinta-feira, 15 de outubro de 2009

Blogagem Coletiva - BAD - Alterações Climáticas

Gente, aqui esta a minha colaboração para nossa blogagem coletiva
dentro da proposta do Blog Action Day, gostaria de ter feito esta publicação
logo pós a zero hora, mas uma canseira de trabalho, jogou-me na cama cedo,
e somemte pude terminar o texto, quase agora.

EFEITO ANTROPOGÊNICO

A atividade humana em nosso planeta vem fazendo acelerar fenômenos que poderíamos aguardar séculos até que viessem ocorrer, geleiras que durariam mais cem anos estão se desfazendo aceleradamente, a cadeia alimentar está se esfacelando, o mapa agrícola está se alterando, culturas e cultivares mudam de lugar, outras não suportarão a concorrência, tantas são as plantas novatas e invasoras que se proliferam, devido as alterações do clima e do solo, os mares estão ganhando território avançando sobre os continentes, etc., etc.

O Homem se colocou durante muito tempo no topo da pirâmide da evolução, na sua inteligência definiu haver Reinos – Animal, Vegetal, Mineral – por ser racional se intitulou Senhor Absoluto, defendeu o usufruto, o poder do capital, o que não pagou, tomou com a espada, o que não pode tomar, destruiu. Acreditou nas regras que criou e declarou que somente é possível viver se for possível ter.

Com grande prepotência, quando se viu “iluminado” pela força das próprias invenções, passou a criar máquinas cada vez mais poderosas com engrenagens sempre mais complexas capazes de produzir o capital em estado puro. Com isso, delegou a poucos o controle destas técnicas, por fim desenvolveu formas intrincadas de relacionamento para classificar quem deveria se posicionar da base ao topo de uma grandiosa pirâmide, para fazer funcionar e sustentar o sistema desenvolvido.

Faltou a estes senhores, observar que tudo a sua volta possui fundamental e essencial ligação, com elos que não podem ser separados, sendo assim não se elaborou planos de contingências ou rotas de fugas, uma vez que estavam muito envolvidos nas tarefas de dominação, não puderam perceber que a vida funciona como um gigantesco Plano de Auxílio Mútuo e, continuadamente estavam ocupados em criar novos métodos para ampliação da base piramidal.

A grande pirâmide está ruindo aos poucos, seus criadores já perceberam que toda a sua estruturação não respeitou critérios tão necessários a manutenção da vida, quem está no topo cairá, quem está na base será esmagado, antes mesmo que descubramos uma possível solução. Não há mais tempo para retornos, o que se pode fazer é adaptar. Os custos já se evidenciam elevados, não caberá rolagem ou calote, o pagamento é compulsório, de agora em diante a palavra é mitigação.

O desenvolvimento material e estrutural é compulsivo, sina da raça humana, a última grande crise econômica, por exemplo, acertou em cheio a indústria automobilística, grande sinal de ordem natural, pois o automóvel é um dos grandes ícones da revolução industrial, que faz movimentar e movimenta toda uma cadeia de processos produtivos que envolvem a degradação de todos os recursos naturais necessários para a geração e manutenção dos itens de conforto que nós, "civilizados e modernos", nos habituamos a ter e a desejar.

Neste sentido, somente para dar um exemplo, a Grande Alma do Universo deu uma enorme cacetada na indústria do automóvel, talvez tentando nos obrigar a refletir mais profundamente, buscando mudanças de atitudes que possam melhorar as coisas. No entanto, o capital mais uma vez, tenta socorrer o capital, que continua no seu firme papel desenfreado rumo ao próprio suicídio, sendo forte auxiliar para o extermínio de tudo o que está a sua volta.

Devemos lutar por um planeta mais agradável, mais limpo, com ar respirável e água limpa para o consumo, não se deve descartar a utilização de tudo o que se conquistou com o avanço industrial e tecnológico, porém devemos redirecionar todo o conhecimento adquirido até aqui, para que sejam desenvolvidos e implementados novos métodos de utilização e conservação dos recursos naturais. A formação do cidadão deve primar por novas posturas em relação ao ambiente, falta-nos a reaproximação, precisamos restabelecer a ligação Homem-Natureza, pois até então, a sobrevivência no mundo contemporâneo tem estado dissociada – O Homem se acha um, entendendo a Natureza como outra.

O planeta pede socorro, ou seja, nós pedimos socorro. Estamos em perigo...


15 comentários:

  1. Querido Altair, uma boa iniciativa sua de colaborar, li o que deixou, mas o tempo as vezes ñ é meu parceiro.

    Espero ajudar mais...
    abraços

    ResponderExcluir
  2. Altair, desculpe-me pelo atraso, mas tenho andado um tanto atarefada e só agora pude responder ao seu louvável apelo.
    Publiquei um pequeno texto lá no meu blog e espero, de alguma forma, estar colaborando.
    Obrigada e um grande abraço.

    ResponderExcluir
  3. Almirante, meu caro...

    Irretocável, aplaudido de pé !...

    A casa está desmoronando, por falta de alicerces, que foram fundados em solo arenoso...O problema é que cairá em cima de todos, até dos que usurparam os direitos da natureza, por tanto tempo...
    Ai de nossos descendentes.
    Só esperamos que haja ainda algum tempo para alguma ação, e que algum "milagre vindo do Alto" nos sublime...

    grande abraço, excelente postado, deveria ser traduzido em vários idiomas...

    Joe

    ResponderExcluir
  4. Boa noite, Almirante!

    Eu também, infelizmente, postei de última hora, apesar de já estar com as fotos prontas. Correria, correria!

    Concordo com o amigo aí de cima, Joe Brazuca, seu post deve ser traduzido em vários idiomas. É a mais pura verdade. O homem está destruindo a si próprio! Ou melhor, já destruiu, não é? Será que ainda tem volta?
    Luísa

    ResponderExcluir
  5. Meu querido Almirante, passei aqui pra registrar meu abraço e votos de esperança por um Planeta mais azul. Estarei sempre por perto quando precisar. Que Ñanderu nos acolha, Grauninha

    ResponderExcluir
  6. Queridos Amigos,

    Verdadeiramente, é temerário saber que muitas vozes podem estar falando sem que sejam ouvidas, mas tenho muita fé na mudança, também tenho certeza que não será fácil, mas algo me informa que mesmo sendo a ferro e a fogo, ou por empirísmo, chegaremos ao ponto de equilíbrio.

    Quando entrei nesta campanha, entrei desconfiado, até mesmo pensei que fosse sem sentido, mas percebo que nós blogueiros e outros agentes preocupados, estamos tomando atitudes que podem fazer a diferença, pois quando recebi um e-mail da equipe do Blog Action Day, demonstrando o alcance da campanha, passei a acreditar mais que a educação, cultura, a ciencia e a política, podem andar juntas e se influenciarem, veja os números da campanha do dia 15/10:
    Blogs inscritos: 13.398
    Nº de posts: mais de 32.000
    Nº de leitores: 18.071.181

    Aderiram ao movimento Barak Obama e o Blog da Casa Branca, Gordon Brown e sua equipe de governo e o PSOE (partido governista espanhol), com isso podemos acreditar que foi lançada uma boa semente para o evento de Copenhagem em Dezembro.

    Quanto aos críticos e/ou céticos que não enxergam ações verdadeiras nas tarefas de escrever, pintar, fotografar, compor, cantar, etc... Só posso querer que mudem de opinião e comecem a expressar-se de acordo com as suas capacidades. Eu também já fui descrente.

    Boa semana
    Altair Ramos

    ResponderExcluir
  7. Por e-mail

    Ratos de Biblioteca 19/09/2009 09:08
    http://www.terracotabolsas.com/rato/?p=603

    Olá Altair!
    Obrigada pela leitura e comentário, realmente podemos encontrar opiniões bem diversas na blogosfera, e sempre aprendemos um pouquinho mais... Gostei muito de participar do Blog Action Day deste ano, vi muitos posts legais sobre mudanças climáticas, cada um abordando um ponto de vista diferente sobre o assunto. Visitei seu blog e gostei do seu artigo, ficou muito bom.

    Graça Graúna 19/10/2009 11:27
    Meu querido Almirante: agradeço de coração ter você sempre por perto. Sua luta é a de todos que acreditam ainda na construção de um mundo melhor. Estarei por aí, por aqui, sempre que precisar. Acho que temos uma batalha pela frente. Na verdade, a nossa luta está sempre começando, quer dizer, a semente está lançada. Parabens pelo seu blog e pela campanha. Que ñanderu nos acolha sempre.
    Bjos, Grauninha

    ResponderExcluir
  8. Menino danado, sempre gostei dos seus escritos, adoro ler o que escrevem a seu respeito(principalmente os elógios)gosto da forma como se apropria das batalhas da vida, defende suas verdades e as torna verdade para uns tantos, para outros simples afronta e mal sabem que já foram de imediato acometidos pelo vício de querer saber o que você pensa...da mesma forma que ainda pequena, descobri um mundo novo dentro do seu guarda roupas,aguardava sua ida ao trabalho ou a escola, invadia seu quarto, refugiava-me em seu universo, ali, escondida de tudo e todos realizava viagens maravilhosas, conheci Jorge Amado, Harold Hobbins,Don Quixote e outros escritos que certamente não eram indicados a quem os lia naquele momento...mas tinha vontade de voltar sempre, aquele era meu parque de diversão, encontrei contradições com as aulas de catecismo, mas sabia que havia cometido um delito e não poderia questionar, para não revelar o esconderijo, seus livros que já eram meus também...não sou muito de viajar, as estradas me assustam, mas guardo na memória tantas aventuras que pensei em trocar por milhas na companhia aérea...seriam muitas milhas...
    Sim, mas passei aqui só para agradecer o irmão mais velho que Deus me deu, comecei a bisbilhotar e o saudosismo...ah...o saudosismo, espero que atenda meus apelos e um dia edite o livro,como lhe disse, o prefácio será fácil... talvez leia sentada no guarda roupas, não da velha casa, mas as memórias me levarão até lá...Um dia me dei conta de quem era o herói das histórias que lia...

    bjs

    Rimet

    ResponderExcluir
  9. Boa tarde, Almirante!

    Não me contive e 'roubei' uma cópia de seu texto para postá-lo amanhã na Via Amigos do Multivias. Então... até amanhã, com um fraterno abraço!
    Luísa

    ResponderExcluir
  10. Oi, amigo Almirante!
    Boa tarde!
    Excelente a sua iniciativa! Pessoas como vc fazem a diferença, pois se preocupam muito com o futuro de todos nós e dos nossos!
    Um abraço e Deus o proteja!

    ResponderExcluir
  11. Aqui no RS vendaval e inundação
    No norte estiagem ...
    E nada muda , nada, absolutamente nada
    Recebí com perplexidade um e-mail sobre um carro movido a ar comprimido, inventado por um francês ... e a imprensa não diulga ... os INTERESSES da ganância estão matando o mundo !!

    ResponderExcluir
  12. Passei para deixar um abraço e dizer que fiquei muito contente em encontrar-lhe no ArtPoesia.
    Abraços.

    ResponderExcluir
  13. Almirante, cadê você, precisamos de suas novidades. Abraços, Maciel.

    ResponderExcluir
  14. Aos amigos seguidores e/ou seguidos, desejamos um Feliz Natal e Um 2010 de muitas alegrias, saúde e Paz!
    Com carinho,
    Luísa.

    ResponderExcluir
  15. PASSO PARA DESEJAR-TE UM FELIZ ANO NOVO !!
    ABRAÇO

    IVAN

    ResponderExcluir

Obrigado por estar interagindo neste trabalho.
Sua participação é muito importante.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...