quinta-feira, 18 de setembro de 2014

A INVOLUÇÃO DOS BICHOS




A involução dos bichos              
Um texto de Jairo Cerqueira, Salinas das Margaridas, BA

No palco, a serpente pôs-se a falar e soltar um veneno com odor de néctar para sua plateia. Ao seu lado, havia dois tigres Dentes de Sabre com garras afiadíssimas. Mas apesar de ferozes e vorazes, lhes deviam muitos favores, por isso a inevitável reverência. 
 Lá em baixo podia se ver alguns lentíssimos elefantes e hipopótamos marcados pelos seus estereótipos de obesidade e que, abastados e satisfeitos, apenas marcavam presenças sem nenhum compromisso em se contrapor ao que estava sendo dito. Um pouco atrás, via-se um bando de carneiros cuja simplicidade no comportamento era apenas uma maneira sutil de disfarçar a impotência em suas atitudes. Eram extremamente mansos; cordeiros, na acepção da palavra. 
Contava-se também entre eles, meia dúzia de porcos que rosnavam e fediam, sem sequer se importarem com as presenças das gazelas, cheirosas e enfeitadas que desfilavam sorrisos simpáticos e convenientes. Aliás, conveniência era a tônica daquele exercício de massificação.  Burros velhos assentiam com a cabeça a cada exclamação contida naquela retórica babosa e peçonhenta. Dali saía uma mescla de palavras chulas e vernáculos que ultrapassavam os limites da capacidade parca de assimilação do que poderia ser chamado de “Vox Popolis”. 
Próximo aos bares, à direita, marcavam presenças algumas hienas bêbadas, e também, três ou quatro cachorros pulguentos prontos para lamber as suas bocas; às vezes isso era possível. Ao lado esquerdo e, para ser justo, também no meio da plateia, alguns símios que pulavam, gritavam, sorriam, aplaudiam e davam cambalhotas, pois agindo assim, arrancavam gargalhadas dos desatentos que exerciam seus direitos de ir e vir. 
Todos naquele momento estavam inebriados por aquele hálito venenoso que cheirava a mel. Todos! Exceto a vaca, que passava cagando e andando para tudo o que ali acontecia.

 .

Um comentário:

Obrigado por estar interagindo neste trabalho.
Sua participação é muito importante.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...