domingo, 12 de setembro de 2010

Receita de escândalo e poder

Há muito não confio em qualquer sistema de arquivamento, seja público ou privado. Este caso da receita é somente, mais um caso. Lembro-me bem, do caso do painel do senado, nada aconteceu, e o principal envolvido, mais tarde foi presidente do conselho de ética, certamente porque entendia do assunto com grande astúcia.

Vejamos algumas situações práticas, todos nós que estamos conectados na web, através de blogs e sites, ou fazemos compras a partir de uma lan house, já não temos sigilo algum, ou estamos muito mais vulneráveis que os não incluídos digitalmente. Se possuímos e utilizamos celulares ou cartão de crédito, piora mais ainda a situação.

Hoje em dia para se tirar a carteira de habilitação, é preciso que se faça um registro biométrico das impressões digitais, ou seja, em todo o processo de habilitação do condutor ou para a renovação da carteira, o indivíduo deixa uma trilha digital. Estão em jogo a mobilidade, a rastreabilidade, o direito de ir e vir, o livre arbítrio, os direitos indivíduais.

Em algumas cidades já esta sendo testado este processo para a identificação do eleitor na hora do voto. Como nunca acreditei no sistema eleitoral informatizado, com este processo biométrico, pior ainda. Para que se quebre de uma vez por todas a nossa individualidade, só nos resta descobrir que inseriram um nano chip em nosso corpo, numa campanha qualquer de vacinação.

Voltando as questões do sigilo da receita, é óbvio que  os principais responsáveis pela guarda dos dados, estejam se mostrando indiferentes,   para eles, trata-se apenas de pressão eleitoreira. Nada mais importa, além de se promoverem na grande escalada gerada pela fome de poder. Particularmente, esta coisa tem cheiro de armação dos próprios denunciantes, consigo ler isto quase que nitidamente nas entrelinhas. Caso eu esteja enganado, após a apuração dos fatos, ponto para quem discorda.

O correto é que os fatos sejam apurados com a profundidade necessária, buscando-se os mandantes deste crime de invasão da vida alheia. Por outro lado fica evidente que os sinônimos para estado - poder e controle - acabam por se manterem. Quer dizer, quem comandou este esquema, ou é estado, ou pretende ser. Resumindo, não valem um punhado de farinha fofa.

Não devemos ficar assustados, se chegarmos a suspeitar que a receita federal seja um dops, sem armas de fogo; mas quem não deve não teme, mesmo que pareça impossível, da forma como as coisas andam, da noite para o dia, o meu patrimônio pode tornar-se gigantesco, pois se é possível invadir, é fácil também a manipulação dos dados.

Pior ainda, é o cidadão comum e assalariado ser convocado dentro da malha fina, para prestar contas sobre valores recebidos ao ter vendido alguns quilos de papel e algumas garrafas velhas para a reciclagem, sem ter declarado tal fonte de renda. Ou então, porque não deu baixa no registro de alguns pares de meias e cuecas que foram descartadas ao lixo por estarem bastante puídas.

O escândalo é bastante grosseiro, além de ser um atentado a soberania individual. Para este ponto também faço uma observação - Se fossemos verdadeiramente "indivíduos constitucionais", não haveria a necessidade de o estado possuir o poder que tem; infelizmente a democracia, como as religiões nos fazem reféns de poderes invisíveis.

Para mim, e para a grande maioria do povo, esta quebra de sigilo não tem qualquer importância, lógico é um desrespeito social e político, além de ser um sinistro na credibilidade moribunda do cidadão; coerentíssimo, seria o estado dar o exemplo do rigor legal. Porém os principais atingidos são os próprios envolvidos. Isto não passa de urina de cachorro tentando demarcar território.
-

6 comentários:

  1. Ficam 4 ou 8 anos tapando o sol com a peneira todas as malandragem, para só agora na campanha, um puxar o tapete do outro. É bem do feitio dos politicos. Abraço Amelia

    ResponderExcluir
  2. Desde 2009 Serra sabia de tudo e só ofendeu-se e quis providências agora,além de desmemoriadfo é oportunista,e igualzinho aos demais pensa que todo mundo é idiota.Como bem dizia meu pai:É TUDO FARINHA DO MESMO SACO;TROCO UM PELO OUTRO E NÃO QUERO UM TOSTÃO DE TROCO!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!sAÚDE E PAZ PARA NÓS QUE NÃO MERECEMOS ESTE STRESS..........................

    ResponderExcluir
  3. Oi, Altair
    O Brasil precisa eleger um presidente que possa governar o país com isenção e sem corrupção. No momento isso está se mostrando muito difícil. O povo vota com interesses pessoais e não pensando na saúde (que está um cáos), na educação (que consegue estar pior do que nunca), na segurança... Enfim, na verdade não sabemos com quem está a verdade se em quem acusa ou em quem é acusado. É uma lástima que muitos pensem apenas em seus umbigos a começar pelos políticos do nosso país.
    Um abraço e tudo de bom!

    ResponderExcluir
  4. Olá Altair, gostei demais de seu blog, você esclarece vários assuntos importantes que nos interessa muito. Voltarei... Forte abraço. Sandra.

    ResponderExcluir
  5. Olá, li a postagem e gostei muito,compartilho da mesma opinião.
    Parabéns
    um abraço.

    ResponderExcluir
  6. É, Altair, a situação é feia. Tão feia que ainda não sei em quem votar, apesar das eleições estarem aí. Quer dizer, já tenho dois candidatos: A Marina Silva e o Cristovam Buarque. O resto, realmente não sei o que fazer. Você sabe?
    Um abraço!

    ResponderExcluir

Obrigado por estar interagindo neste trabalho.
Sua participação é muito importante.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...