domingo, 5 de setembro de 2010

Os mágicos e as ilusões

Estive consultando o dicionário para verificar os significados das palavras “ilusão” e “mágico”, após alguma reflexão juntando as duas palavras, compreendi que a ilusão é a arte dos mágicos, pois estes (os mágicos) desenvolvem através de estudos e técnicas, as habilidades necessárias para conduzir um público à distração e euforia, gerando daí, a crença individual e o delírio coletivo, transformando em fatos e verdades, as inverdades e salamaleques apresentados em um palco circense ou na tela da tv.

Somente para citar alguns nomes mais conhecidos, temos: O Mestre Roldine, que escapava de correntes até em baixo da água, David Cooperfild e, Mister M, que já fizeram desaparecer avião e até navio.

Continuando a refletir, agreguei estes fatos à conjuntura política atual; fiquei espantado ao perceber que o mesmo tipo de arte com as suas técnicas, são utilizadas para se fazer campanha política e eleitoral. – Não acredito!! Gritei comigo mesmo. - Meu cérebro não aguenta este tipo de constatação. Não acredito...

São vários os mágicos em muitas categorias, uns mais treinados outros que mal conseguem esconder uma boa carta na manga, porém todos tentam com muito esmero, criar as ilusões e euforias necessárias para que os aplausos e as crenças do público do circo eleitoral, os conduzam para a glória, para o estrelato de quatro anos ou mais, quero dizer, mandato.

Devido o calor, a fome, o cansaço e a sede, o peregrino no deserto, acaba por criar imagens de paraísos que são denominados de “miragem”, e acabam em morte por inanição, muitas vezes, sem descobrir que as suas esperanças não passavam de fantasiosas criações da própria imaginação.

Estejam atentos para diferenciar o que é ilusão, miragem ou fantasia, pois o calor da campanha pode esgotar os teus sentidos, a tua fome, o cansaço e a sede poderão ser recompensados por anos de penitência e, até mesmo com a morte precoce das tuas capacidades individuais, devido a desesperança.

Quem se utiliza da verdade, não vai à tua rua ou à tua porta com palavras elogiosas e promessas vãs, não precisam dizer que são bons ou melhores, não pagam para que outros façam isto, não sentem a necessidade de fazer lavagem cerebral por meio de paródias de músicas populares ou camisas coloridas que fervilham pelas cidades, criando um verdadeiro carnaval sem blocos ou escolas de samba; estão tentando nos hipnotizar, e estão conseguindo...

Fiquem atentos, alguns carroceiros colocam uma cenoura na frente do burro para que ele ande mais rápido, ao fim da viagem, comem a cenoura e dão palha seca ao animal.

Penso que Moliere, Maquiavel e Machado de Assis, existindo hoje, jogariam suas obras no lixo, pois o que escreveram anos atrás, seria considerado como rascunho de colegial, devido à evolução do mau-caratismo gerado pela fome de poder e das técnicas de enganação que se ampliam e constituem “lei branca” democraticamente vigente.

Cuidado!!!!

6 comentários:

  1. Oi, Altair (Almirante Águia)
    Fiquei muito impressionada com o seu texto. Muito real e relatando sutìlmente, exatamente o que vivemos: uma ilusão. Somos ludibriados, enganados e nos tomam como meios para o fim de ganância a que se destinam.
    País, povo, saúde, educação, segurança são palavras usadas com muita facilidade.
    Temos mesmo que ter muito cuidado!
    Gostaria que todos tomassem conhecimento do seu texto, seria um alerta aos "inocentes úteis".
    Um abraço e tudo de bom!

    ResponderExcluir
  2. Muito bom, mas o que é a vida se não uma ilusão. meu abraço e bom feriado. Amelia

    ResponderExcluir
  3. Parabéns Altair. Um belo auxílio ao esclarecimento dessas escamoteações políticas por meio de verborragias.
    Um abraço.

    ResponderExcluir
  4. Excelente trabalho !A política é a arte de enganar o povo,logo,nossos ínclitos políticos são mestres nessa matéria.Houdini,Üri Geller? que nada!São fichinhas perto dos nacionais.Viram o caso do Amapá?Isso é que é mágica,pá!Milhões de dinheiro da educação...sumiram!Vá ser bom de mágica assim na Papuda.
    Abraços

    ResponderExcluir
  5. Fazer sua escolha e responsabilizar-se por ela acompanhando seu eleito e publicando seus erros e acertos. Se uns e outros de nós agirmos assim, já é um dedo na roda.

    ResponderExcluir
  6. Excelente seu texto!!!!!!!!!!!!!Vamos usar o nosso livre arbítrio que é um direito legado por Deus sem nos sentirmos "inocentes úteis"por discordarmos de alguns.Divergir faz parte também do terreno das ilusões.Gosto do belo comentário:O AZUL É UMA COR...Isto é uma verdade;O AZUL É A MAIS BELA COR...Isto é apenas uma opinião,e todos os "gênios" ou não, dela podem discordar.Parabéns pelo texto,que não surpreende,só comprova sua mente privilegiada.Bj no coração.

    ResponderExcluir

Obrigado por estar interagindo neste trabalho.
Sua participação é muito importante.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...