sábado, 26 de setembro de 2009

Proposta de Emenda à Constituição - PEC

Este post tem por finalidade informar o que é uma PEC, além de despertar o interesse para algumas matérias que tramitam entre o Senado, Camara dos Deputados e Comissão de Constituição e Justiça. Algumas PECs despertam grande interesse da mídia provocando certo "alvoroço" na população, como é o caso da PEC dos vereadores, outras no entanto tramitam a passos lentos, como se nem ao menos devessem existir, este é o caso da PEC do Trabalho Escravo. Uma das conclusões a que podemos chegar é que o grau do interesse popular, funciona de acordo com a relevância e sentimentos induzidos tanto pela mídia jornalística quanto pela vontade dos parlamentares em destacar esta ou aquela matéria em discussão. Por este motivo devemos estar mais atentos, nossos representantes mexem em nossos direitos positiva ou negativamente conforme a vontade própria deles.

Que é uma PEC
Proposta de Emenda à Constituição (PEC) é uma atualização, um emendo à Constituição Federal. É uma das propostas que exige mais tempo para preparo, elaboração e votação, uma vez que modificará a Constituição Federal. Em função disso, requer quórum quase máximo e dois turnos de votação em cada uma das Casas legislativas, Câmara dos Deputados e Senado Federal.

PEC DOS VEREADORES
PEC 336/09 – Vereadores - É oriunda do Senado e resulta do desmembramento da PEC 333/04, aprovada pela Câmara no ano passado. Ela aumenta de 3 para 24 as faixas de distribuição do número de vereadores que os municípios podem ter com base na população. Isso representará cerca de oito mil vagas a mais que as existentes.

PEC 379/09 – Limites de gastos - Também é do Senado e propõe limites menores de gastos com câmaras municipais.

Em 2008, a Câmara aprovou uma proposta que permitia o aumento do número de vereadores mas reduzia os repasses para os legislativos municipais. O Senado fatiou em duas a PEC aprovada pelos deputados. A parte que permitia o aumento do número de vereadores tornou-se a PEC 336/09. E as regras que reduziam as despesas foram incluídas na PEC 379/09, mas com percentuais de gastos mais altos.

EXEMPLOS DE PECs QUE ESTÃO EM ANDAMENTO
PEC 471/05 - Cartórios - A proposta torna titulares, os substitutos ou responsáveis por cartórios de notas ou de registro. A sua votação está marcada para sessão extraordinária na terça-feira (29) à noite.

PEC 277/08 – Educação - Desvinculação de Receitas da União (DRU) incidente sobre o dinheiro do governo federal destinado à Educação. A emenda visa reduzir até a extinção os descontos que atingem os tributos destinados à educação. Assegura o direito à educação básica gratuita às pessoas de 4 a 17 anos.

PEC 483/05 - Permite aos servidores do ex-território de Rondônia optarem pela incorporação ao quadro de pessoal da União. Poderão fazer a opção os policiais militares e os servidores municipais que exerciam regulamente o cargo em 1981, quando Rondônia foi transformada em estado.

PEC-233/08 – Reforma Tributária - Esta proposta visa alterar diversos dispositivos constitucionais, a fim de realizar ajustes na estrutura tributária ora vigente no Brasil. A intenção é simplificar o Sistema Tributário Nacional, reduzir a carga tributária do contribuinte, conter a guerra tributária entre os estados e aprimorar a distribuição das receitas tributárias. Outras mudanças são: a criação do IVA-Federal, extinguindo as atuais contribuições ao PIS, COFINS e a CIDE (incidentes sobre a receita das pessoas jurídicas), a incorporação da atual CSLL (Contribuição Social sobre o Lucro Líquido) pelo Imposto de Renda pago pelas pessoas jurídicas e a extinção do atual salário-educação, cobrado mediante a aplicação de uma alíquota sobre a folha de salários das empresas.

PEC 438/01 - Trabalho Escravo - Prevê o confisco de terras onde trabalho escravo foi encontrado e as destina à reforma agrária. A proposta passou pelo Senado Federal, em 2003, e foi aprovada em primeiro turno na Câmara dos Deputados em 2004. Desde então, está parada, aguardando votação.


Fontes:
http://noticias.terra.com.br


4 comentários:

  1. Brasil, país das siglas inválidas (para o povo)...
    Parabéns pelo artigo. Muito me ajudou a entender mais uma dessas siglas complicadas
    que acabam não nos beneficiando em nada.
    Um grande abraço, querido.

    ResponderExcluir
  2. Gostei da emenda sobre trabalho escravo. Não ficando só no papel... Não gostei dessa de mais um imposto... Onde vamos parar?
    Esse seu artigo caiu bem na hora: eu precisava mesmo entender tanta sigla!
    Um grande abraço, Águia!

    ResponderExcluir
  3. Querido amigo
    Acompanhamos com interesse todos os projetos e recebo diàriamente um boletim da Câmara. Mas, honestamente, estamos descrentes de quaisquer resultados imediatos, a não ser que sejam favoráveis aos parlamentares, como foi o caso do aumento do número de vereadores,mesmo sabendo que na sua maioria os municípios não estão conseguindo se manter com o orçamento que possuem para prover a sua população. É lamentável que a preocupação seja: como vamos ganhar mais, "o povo é apenas um detalhe que nos elege".
    Um abraço e tudo de bom!

    ResponderExcluir
  4. Conte a sua história ao vento,
    Cante aos mares para os muitos marujos;
    cujos olhos são faróis sujos e sem brilho.

    Escreva no asfalto com sangue,
    Grite bem alto a sua história
    antes que ela seja varrida
    na manhã seguinte pelos garis.

    Abra seu peito em direção dos canhões,
    Suba nos tanques de Pequim,
    Derrube os muros de Berlim,
    Destrua as cátedras de Paris.

    Defenda a sua palavra,
    A vida não vale nada se você
    não viver uma boa história pra contar."

    (Pedro Bial)

    Hoje passando para desejar um lindo final de semana com muito amor e carinho
    Abraços

    ResponderExcluir

Obrigado por estar interagindo neste trabalho.
Sua participação é muito importante.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...