terça-feira, 2 de junho de 2009

242 Poetas Lançam Antologia Poética na 14ª Bienal do Livro do Rio de Janeiro

O livro “Prêmio Literário Valdeck Almeida de Jesus de Poesia – Ano IV” é o resultado de um projeto antigo, acalentado pelo escritor que dá nome ao prêmio. A quarta edição reúne 242 poetas do Brasil, Argentina, Espanha e Portugal. Para a maioria dos escritores esta é uma estréia em grande estilo, pois seu lançamento, durante a 14ª Bienal Internacional do Livro do Rio de Janeiro, é uma oportunidade ímpar. O evento ocorre no Rio Centro, de 10 a 20 de setembro de 2009.

Dez primeiros poemas classificados, com seus respectivos autores e notas:
RETRATO URBANO Nota: 9,8 (Fernando Paganatto)

DESLEMBRANÇA Nota: 9,7 (Edson Augusto Alves)

DOIS = UM Nota: 9,6 (André Sesti Diefenbach)

HOMEM NA CAIXA Nota: 9,5 (Emerson Antonio Miguel)

PORTA Nota: 9,4 (Heric Steinle)

PONTUAÇÃO Nota: 9,3 (Luís Fernando Amâncio Santos)

ANTIÉPICO Nota: 9,2 (Tatiana Alves)

ESQUINA Nota: 9,1 (Vanessa Ratton)

SONETO PARA UM VELHO DO MAR Nota: 9,0 (José Maciel Neto)

CORTESÃ HOMOSSEXUAL Nota: 8,2 (Robson Gomes de Brito)
.
Meu Poema
TRADIÇÃO - Almirante Águia
Coisa boa
Bate papo
Ao pé da porta
Quem nasce
Em bairro operário
Não tem mesmo
Essa sorte
É preciso dormir cedo
Para acordar
Um pouco forte
Atender as sirenes
Que compram
O intelecto
E o porte.

Sonho antigo
Valdeck Almeida acalentou a idéia do concurso desde seus 12 anos de idade, quando o escritor teve o primeiro contato com a poesia de Drummond, Castro Alves, Augusto dos Anjos e os cordéis escritos por vários gênios da literatura popular nordestina. Há 31 anos o Valdeck compõe poemas e se aventura pelo mundo dos contos e crônicas.
O primeiro livro-filho, “Feitiço Contra o Feiticeiro”, no entanto, só veio à luz após vinte anos de gestação. Foi parido, parto normal, e caminha até hoje por este Brasil a fora. O segundo livro, “Memorial do Inferno. A Saga da Família Almeida no Jardim do Éden”, biografia romanceada, faz tanto sucesso que foi traduzido para o inglês.
Valdeck Almeida de Jesus sabe o que é correr atrás de editoras e receber não como resposta. Ele não queria que outros poetas tivessem a mesma sorte. Por isso, criou o “Prêmio Literário Valdeck Almeida de Jesus”, que dá oportunidade a gente do mundo inteiro. Inscrições para 2009 no site:
http://www.galinhapulando.com/visualizar.php?idt=1422976

Sobre o Autor
Valdeck Almeida de Jesus é um poeta e sonhador. Lançou os seguintes livros: “Heartache Poems. A Brazilian Gay Man Coming Out from the Closet”, iUniverse, New York, USA, 2004; “Feitiço Contra o Feiticeiro”, Scortecci, São Paulo, 2005; 20% da renda doada às Obras Sociais de Irmã Dulce; “Memorial do Inferno. A Saga da Família Almeida no Jardim do Éden”, Scortecci, São Paulo, 2005; 1ª edição – 100% da renda doada às Obras Sociais de Irmã Dulce; “Jamais Esquecerei do Brother Jean Wyllys”, Casa do Novo Autor, São Paulo, 2006; “1ª Antologia Poética Valdeck Almeida de Jesus”, Casa do Novo Autor, São Paulo, 2006; “Memorial do Inferno. A Saga da Família Almeida no Jardim do Éden”, Giz Editorial, São Paulo, 2007 – 2ª edição; 20% da renda doada às Obras Sociais de Irmã Dulce; Participa de mais de vinte antologias de poesias.
Site pessoal: http://www.galinhapulando.com/

Título: “Prêmio Literário Valdeck Almeida de Jesus de Poesia – IV”
Org. Valdeck Almeida de Jesus
Giz Editorial
Páginas: 280
Preço: R$ 40,00
Onde comprar: Giz Editorial (on-line).

.

4 comentários:

  1. Ficou massa a publicação... Valeu, poeta, parceiro, amigo...
    Estamos juntos nessa caminhada!!!!

    Poesia, poesia e poesia para o povo.
    Valdeck Almeida de Jesus
    www.galinhapulando.com

    ResponderExcluir
  2. Almirante
    Gostei do seu poema
    e da divulgação da antologia que parece
    ter uma ótima aceitação.
    É bom quando os poemas recebem uma nota, pois isso significa que passaram por uma triagem e que os difere das antologias comuns onde os poemas não são selecionados com nenhum rigor.
    bjs

    ResponderExcluir
  3. Doroni
    Agradeço vossa apreciação, é minha primeira publicação em livro, o Valdeck Almeida tem se mostrado muito justo em suas atividades, está tornado um ícone da inclusão literária.

    Vossa presença nestas páginas é enriquecedora.

    ResponderExcluir
  4. Almirante: bom chegar por aqui e encontrar essa beleza de poema que é Tradição; é isso mesmo, quem nasce em bairro pobre tem mesmo que viver na contramão do tempo. Parabens, meu irmão poeta. bjos, Grauninha

    ResponderExcluir

Obrigado por estar interagindo neste trabalho.
Sua participação é muito importante.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...