terça-feira, 29 de junho de 2010

Raça de torcedor

Vivemos um momento interessantíssimo e repetitivo na vida do povo brasileiro, de um lado o Mundial de Futebol, do outro os preparativos, quase canibalescos, para as próximas eleições. Mais parece ”Déjà vu”, que vida real. Como negar que já vimos tal situação anteriormente?
Minha percepção de brasileiro e patriota, não consegue absorver e entranhar o termo, "pátria de chuteiras".
Há muito deixei de ser torcedor, mal acompanho campeonatos de futebol, ou sei quem é o jogador mais caro, embora continue gostando muito, pela própria arte e distração, até conheço bem as regras, sei que se o juiz não viu, não ocorreu.
Vemos em todos os lugares, as pessoas torcendo pela seleção brasileira, como se aqueles fossem os representantes legítimos do nosso povo, quais nos darão a redenção e a liberdade, na forma de gols e um lindo troféu. Fico então a confabular, nosso país e a nossa seleção de futebol, são as mesmas coisas?
Assim, nos registramos na história como eternos torcedores, no futebol - torcemos pelos nossos craques e times, na novela - torcemos pelo mocinho e pelo casal sofredor, na política - torcemos por quem melhor enfeita as nossas ilusões. Abolimos o senso crítico e adotamos a emoção.
Separando as coisas, deveríamos estar lutando por um Brasil melhor, sem diferenças estúpidas, onde medidas técnicas e legais, em nada diminuem as distâncias existentes entre uma seleção de futebol milionária, e a grave pobreza que aplaca a maioria dos cidadãos torcedores, que também são eleitores?
Estamos preocupados com os informes sobre o campeonato, e as picuinhas medíocres entre uma rede de televisão que perdeu algum espaço, chegando ao ponto de cortar uma reportagem sobre calamidades no nordeste, para mostrar a comoção corporativista de um grupo de jornalistas que defendem somente o patrão e os índices de audiência, em detrimento da informação imparcial e necessária.
É bastante óbvio, que tudo isto está ocorrendo, somente porque o técnico da seleção convocou quem bem quis e entendeu, e proibiu o acesso também, de quem bem quis e entendeu. Deve ter contrariado alguns coronéis.
Ora, não sabemos o que acontece nos bastidores, até mesmo porque quem faz o espaço, são os mesmos que nos trazem as notícias. Haverá nisso tudo alguma relação com perda de patrocínio e numerário?
Somos unidos pelo futebol brasileiro, no entanto somos controversos quanto a nossa cidadania. Agimos pouco para diminuir a violência urbana, não conseguimos fazer mudar as condições dos pobres e desfavorecidos, não somos capazes de provocar a contento, políticas públicas que possam favorecer os habitantes das áreas de risco, como nos locais onde ocorrem enchentes rotineiramente, e lançam os fiéis torcedores para além da linha da pobreza.
Enquanto somos politicamente emocionais e torcedores, os craques da política continuam a fazer suas alianças e conchavos, direcionados apenas aos interesses do poder. Eles também vestem verde e amarelo.
Então continuo a pensar, até quando seremos estes torcedores de caras pintadas? Quando passaremos a lutar por um país melhor?
Não deixemos de torcer por este Brasil que corre atrás da bola, mas o Brasil de verdade clama por nossa mobilização. Tal e qual na copa.
 

 Pra frente Brasil. Rumo ao Hexa!
__

sábado, 12 de junho de 2010

Conselhos



Há um tempo de conflito
e a viagem é tremenda
Escolhe os destinos,
mas cuidado com a liberdade
O mundo é um labirinto
Nunca esperes trilhas douradas,
elas são só pura lenda
Os caminhos por andar
e dos destinos de verdade
Estão marcados,
não te iludas,
na fechada agenda
Toma cuidado com os sonhos
e segue a realidade
Atento às lonas de parada,
pois há perigo em cada tenda
Facilita não aos desconhecidos,
não há cara na maldade
Deves recusar ajuda fácil
e viver só com tua renda
Acredita no poeta
que também viajou
na sua latejante puberdade
Volta logo a teu lugar
reencontra tua contenda
Chegando ao leito da jornada,
Dorme noite de paz
Porque sem perceber
terás já feita a tua idade.

Esta é uma poesia de meu amigo poeta Ivan Cezar, gostei muito, resolvi trazer para cá.
http://ivancezar.blogspot.com/
.

quarta-feira, 9 de junho de 2010

O que é biodiversidade?



O termo biodiversidade - ou diversidade biológica - descreve a riqueza e a variedade do mundo natural. As plantas, os animais e os microrganismos fornecem alimentos, remédios e boa parte da matéria-prima industrial consumida pelo ser humano.

Para entender o que é a biodiversidade, devemos considerar o termo em dois níveis diferentes: todas as formas de vida, assim como os genes contidos em cada indivíduo, e as inter-relações, ou ecossistemas, na qual a existência de uma espécie afeta diretamente muitas outras.

A diversidade biológica está presente em todo lugar: no meio dos desertos, nas tundras congeladas ou nas fontes de água sulfurosas.

A diversidade genética possibilitou a adaptação da vida nos mais diversos pontos do planeta. As plantas, por exemplo, estão na base dos ecossistemas.

Como elas florescem com mais intensidade nas áreas úmidas e quentes, a maior diversidade é detectada nos trópicos, como é o caso da Amazônia e sua excepcional vegetação.

Quantas espécies existem no mundo?
Não se sabe quantas espécies vegetais e animais existem no mundo. As estimativas variam entre 10 e 50 milhões, mas até agora os cientistas classificaram e deram nome a somente 1,5 milhão de espécies.

Entre os especialistas, o Brasil é considerado o país da "megadiversidade": aproximadamente 20% das espécies conhecidas no mundo estão aqui. É bastante divulgado, por exemplo, o potencial terapêutico das plantas da Amazônia.

Quais as principais ameaças à biodiversidade?
A poluição, o uso excessivo dos recursos naturais, a expansão da fronteira agrícola em detrimento dos habitats naturais, a expansão urbana e industrial, tudo isso está levando muitas espécies vegetais e animais à extinção.

A cada ano, aproximadamente 17 milhões de hectares de floresta tropical são desmatados. As estimativas sugerem que, se isso continuar, entre 5% e 10% das espécies que habitam as florestas tropicais poderão estar extintas dentro dos próximos 30 anos.

A sociedade moderna - particularmente os países ricos - desperdiça grande quantidade de recursos naturais. A elevada produção e uso de papel, por exemplo, é uma ameaça constante às florestas.

A exploração excessiva de algumas espécies também pode causar a sua completa extinção. Por causa do uso medicinal de chifres de rinocerontes em Sumatra e em Java, por exemplo, o animal foi caçado até o limiar da extinção.

A poluição é outra grave ameaça à biodiversidade do planeta. Na Suécia, a poluição e a acidez das águas impede a sobrevivência de peixes e plantas em quatro mil lagos do país.

A introdução de espécies animais e vegetais em diferentes ecossistemas também pode ser prejudicial, pois acaba colocando em risco a biodiversidade de toda uma área, região ou país.

O que é a Convenção da Biodiversidade?
A Convenção da Diversidade Biológica é o primeiro instrumento legal para assegurar a conservação e o uso sustentável dos recursos naturais. Mais de 160 países assinaram o acordo, que entrou em vigor em dezembro de 1993.

O pontapé inicial para a criação da Convenção ocorreu em junho de 1992, quando o Brasil organizou e sediou uma Conferência das Nações Unidas, a Rio-92, para conciliar os esforços mundiais de proteção do meio ambiente com o desenvolvimento socioeconômico.

Contudo, ainda não está claro como a Convenção sobre a Diversidade deverá ser implementada. A destruição de florestas, por exemplo, cresce em níveis alarmantes.

Os países que assinaram o acordo não mostram disposição política para adotar o programa de trabalho estabelecido pela Convenção, cuja meta é assegurar o uso adequado e proteção dos recursos naturais existentes nas florestas, na zona costeira e nos rios e lagos.

O WWF-Brasil e sua rede internacional acompanham os desdobramentos dessa Convenção desde sua origem. Além de participar das negociações da Conferência, a organização desenvolve ações paralelas como debates, publicações ou exposições. Em 2006, a reunião ocorreu em Curitiba, PR.

Texto extraído de:
http://www.wwf.org.br/informacoes/questoes_ambientais/biodiversidade/
.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...